Silvana Meireles, coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, afirmou que a população brasileira quer consumir cultura, e que os gastos da população nesse setor estão acima das despesas com educação, colocando-se na sexta posição.
“Apesar de termos dados revelando que há uma grande parcela da população, principalmente das classes C, D, e E, que ainda é desassistida por políticas públicas na área da cultura, os gastos da família brasileira com cultura ficam na sexta posição, acima dos investimentos com educação. Ou seja, existe um anseio da sociedade civil e dessa população por consumo de cultura”, disse Silvana, em um seminário para discussão da construção de espaços culturais em áreas de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ela ainda salientou que, dos municípios brasileiros, aproximadamente 60% possui ações do Programa Mais Cultura e que a criação dos Espaços Culturais vai fazer crescer esse número. Essa iniciativa vai atingir 19 estados brasileiros. Serão em torno de 1,2 mil projetos que devem receber apoio do Ministério da Cultura. Entre eles estão 200 cines cultura, 410 bibliotecas modernizadas, e ainda Pontos de Leitura e pontos de cultura.
“Qualquer estado e qualquer município brasileiro podem aderir ao programa, basta manifestar essa intenção. Existe uma vasta gama de produção cultural espalhada no território brasileiro. Em contraponto, há uma falta de acesso a essa produção cultural. Então o ministério tem trabalhado com estados brasileiros e mais recentemente com municípios no sentido de fazer alianças para o desenvolvimento e ampliação desse projeto”, frisou.
http://blogs.cultura.gov.br/pro-leitura/