terça-feira, 4 de outubro de 2011

http://www.seminarioculturaedesenvolvimento.ufrgs.br/


Programação Completa

25/10 Terça-feira
18h – Credenciamento
19h – Abertura oficial
Reitor da UFRGS e Prefeito Municipal.
Conferência: Introdução aos direitos culturais e sua relação com as politicas culturais nacionais
Edwin R. Harvey, Cátedra UNESCO Direitos Culturais, Univ. Palermo, Buenos Aires, Argentina
Mediadores: Sergius Gonzaga, Secretário Municipal da Cultura e Sandra de Deus, Pró-Reitora de Extensão da UFRGS
26/10 Quarta-feira
10hPainel 1: A Agenda 21 da Cultura e as políticas públicas para o desenvolvimento local
Jordi Pascual , Coordenador de Agenda 21 da Cultura-Comissão de Cultura de CGLU
Vítor Ortiz, Secretário Executivo do MinC
Mediador: Sergius Gonzaga, Secretário Municipal da Cultura de Porto Alegre
12h – Intervalo
14h – Painel 2: Sistemas de informações e cartografias culturais
Paulina Soto Labbé, Patrimonia Consultores, Chile
Eugênio Lacerda, Fundação Catarinense de Cultura, FCC-SC
Álvaro Santi e Laura Lautert, Observatório da Cultura de Porto Alegre
16h – Intervalo
16h30 - Painel 3: Equipamentos culturais e desenvolvimento comunitário
Arturo Navarro, Centro Cultural Estación Mapocho, Santiago, Chile
Antônio Carlos Pinto Vieira, Assoc. Brasileira de Museologia/CNPC
Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, CEBRAP-SP
Mediadora: Cláudia Boettcher, DDC-UFRGS
27/10 Quinta-feira
10h- Painel 4: Cultura, Turismo e desenvolvimento sustentável
Luiz Antônio Bolcato Custódio-SMC
Rachel Gadelha, Via de Comunicação, Fortaleza CE
Fabrício José Fernandino, UFMG
Mediador: Cláudio Santana -SMC
12h – Intervalo
14h - Painel 5: Formação e trabalho em cultura
Cláudia Simone Antonello, EA-UFRGS
Cecilia Inés Bunge, Sempre Allegro, Buenos Aires, Argentina
Luís Felipe Gama, Cooperativa de Música de São Paulo SP
Mediador: Vinícius Cáurio -SATED-RS
16h - Intervalo
16h30 – Painel 6: Indústrias Criativas e sustentabilidade na cultura
Enrique Avogadro, Observatorio de Industrias Creativas, Buenos Aires, Argentina
Cláudia Sousa Leitão, Secretária de Economia Criativa, MinC
Karita Pascollato, ArticulaDF-Incubadora de Arte e Cultura, Brasília DF
19h – Vídeo-Conferência: Cultura e desenvolvimento
Alfons Martinell, Cátedra UNESCO da Universidad de Girona, Espanha
20h - Encerramento
Sergius Gonzaga, Secretário Municipal da Cultura
Sandra de Deus, Pró-Reitora de Extensão da UFRGS


Conferência de Abertura

Edwin R. Harvey

Advogado pela Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la Universidad Nacional delLitoral, advoga na área de direitos autorais, direito da cultura, direito das artes e do espetáculo, direito do patrimônio histórico e artístico. Ex-Presidente do Fondo Nacional de las Artes, é sócio da Harvey & Asociados Abogados.Consultor da HMF&BH Advogados, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidad del Salvador (USAL), Facultad de Historia y Letras. Recebeu o prêmio Nacional de Direito e Ciências Políticas do governo argentino. Foi consultor em matéria de projetos de legislação e estudos jurídicos comparados em relação com 33 países da América Latina e Caribe, encomendados pela UNESCO, PNUD, OEI, CAB, OEA, BID e Banco Mundial entre 1975 e 2005.


Utilização Plataforma Virtual

Estrutura do Evento

A programação do Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local é livre, dentro de uma plataforma virtual fechada, na qual os interessados poderão participar totalmente dos debates. Para ter acesso à plataforma, você deverá fazer o cadastro no site. Com seu cadastro efetivado, você poderá entrar nos Módulos, participar dos Fóruns e baixar Arquivos Exclusivos do evento.

Encontro Presencial

Durante três dias, no segundo andar da Reitoria da UFRGS, acontecerá o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local. O encontro presencial com especialistas das temáticas a serem discutidas tem como objetivo possibilitar o diálogo e a troca. A partir do encontro presencial e das informações disponíveis no site – como artigos, arquivos de imagem, áudio e vídeo, além da postagem de comentários – pretende-se gerar novos olhares e novas formas de pensar as políticas culturais.

Inscrições

As inscrições para participação da Plataforma Virtual e do Encontro Presencial são realizadas de forma independentes. Para acessar a Plataforma e receber a agenda com novidades, você deverá increver-se no link Inscrições neste site. Para se increver no Seminario,

clique aqui

Após completar o cadastro, a taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 deve ser depositada no Projeto Observatório:

CNPJ - 92963560/0001-60

TITULAR - FUNCULTURA

Banco do Brasil
Ag. 3798-2
c/c 73.525-6

Módulos

Os módulos estão organizados em sequência, de acordo com a programação do evento. O site permite o acesso a todos os módulos. Ao longo do ano, continuaremos a inserir conteúdos relevantes para a continuidade do diálogo. A proposta é a de que relações cada vez mais importantes se estabelecerão entre as temáticas dos módulos.

Fórum

É uma área destinada à discussão de temas e questionamentos apresentados pelos palestrantes e relacionados ao conteúdo do módulo. Você poderá expressar sua opinião sobre os temas colocados e também responder aos comentários de outros participantes. O mediador também emitirá sua opinião, sempre que julgar necessário.

Arquivos Exclusivos

Na plataforma virtual do Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local , os participantes terão acesso a textos críticos, arquivos de imagens, áudio e vídeo, entre outros materiais, que auxiliarão e aprofundarão as discussões propostas.


Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local

O Observatório da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza de 25 a 27 de outubro, na Reitoria da UFRGS o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local. O evento tem o apoio do Programa Barcelona Solidária, da Prefeitura de Barcelona e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID, para cidades integrantes da Rede Cidades e Governos Locais Unidos - CGLU e signatárias da Agenda 21 da Cultura.

Em pauta, a construção de um novo olhar sobre as relações entre cultura e cidade: a importância estratégica da cultura para o desenvolvimento local sob o ponto de vista de especialistas, gestores e pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile e Espanha.

O seminário Cultura e Desenvolvimento Local tem como ponto de partida a reflexão sobre uma nova apropriação da cultura a partir de temas transversais da gestão e política cultural e desenvolvimento local, tendo como referência os conceitos da Agenda 21 da Cultura, documento orientador das políticas públicas de cultura e comprometido com os direitos humanos, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a democracia participativa e a criação de condições para a paz.

O desenvolvimento local é tema fundamental, pois ao entender que a sociedade civil é o ator principal desse processo de construção coletiva, cria um espaço de interação dos cidadãos, recuperando a iniciativa e a autonomia na gestão do que é público.

Enquanto o local, compreendido como espaço e território que reproduzem a lógica do capital, caracteriza-se pela concorrência e pelo estímulo individual gerando desigualdade de poder e exploração crescente dos recursos naturais, o local enquanto espaço e território permeáveis à produção de possibilidades e experimentações - e este é o contexto da cultura - caracteriza-se por produzir realidades nas quais predominam os princípios da igualdade, solidariedade e respeito à diversidade étnica, cultural e de pensamento.

Ao atentar a essa diversidade e as muitas questões que emergem de seu conjunto, percebe-se a necessidade de uma reflexão que possa subsidiar as iniciativas da sociedade civil e dos governos para o desenvolvimento econômico local.

Para essa análise, foram convidados conferencistas internacionais, como o diretor da Cátedra UNESCO de Direitos Culturais da Universidade de Palermo (Argentina), Prof. Edwin Harvey, que abordará o tema “Introdução aos direitos culturais e a sua relação com as políticas culturais nacionais” na conferência de abertura e o diretor da Cátedra UNESCO de Política Cultural e Cooperação, da Universidade de Girona, Alfons Martinell (Espanha), que explanará sobre “Cultura e desenvolvimento”.

A programação também contará com seis painéis que propõem a reflexão sobre a gestão do desenvolvimento local a partir de cases selecionados. Para estes algumas questões centrais foram identificadas para orientar uma reflexão sobre a intervenção dos atores da sociedade civil e dos governos na formulação de propostas e iniciativas de desenvolvimento econômico local a partir da cultura.

O painel Agenda 21 da Cultura, um dos primeiros documentos de autoridades locais com vocação mundial, que defende as bases de um compromisso das cidades para o desenvolvimento cultural, contará com o apoio e a participação do Ministério da Cultura, por intermédio do Secretário-Executivo Vítor Ortiz e com o coordenador da Comissão de Cultura da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Jordi Pascual (Espanha).

O programa completo e todo o material sobre os temas expostos, serão disponibilizados através da plataforma do Seminário Cultura e Desenvolvimento Local, que também armazenará as conferências realizadas nos dias 25,26,27 de outubro, para futuros acessos.

O evento oferecerá um certificado de atividade de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aos participantes, levando em consideração a participação e 75% de presença.

Esperamos recebê-los em Porto Alegre, no próximo mês de outubro. Bem-vindos!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Portfólio Cultural by Guilherme Quadros da Silva.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.