Fonte: http://www.embaixadaamericana.org.br/index.php?action=materia&id=3740&submenu=111&itemmenu=166
Gestão Cultural: Procura-se Empresários
Profissionais brasileiros e norte-americanos trazem à tona a importância do agente cultural no desenvolvimento da área no país e na promoção de artistas nacionais no exterior.
O Senac São Paulo, preocupado com a profissionalização do setor de gestão cultural no Brasil, vêm realizando eventos internacionais para atualizar o mercado e discutir o futuro da área no país. O seminário Agente Artístico: o profissional necessário, marcado para os dias 15 e 16 de setembro, na unidade do Senac Lapa Scipião, é a próxima iniciativa da instituição. Promovido em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o evento vem para sinalizar a falta de profissionais preparados no mercado, além de discutir a ética e a importância do papel do agente para o desenvolvimento da cultura no país.
O seminário recebe artistas, administradores de instituições e interessados no assunto para dividir suas experiências com os convidados nacionais e internacionais. Duas experiências norte-americanas marcam o evento. Pebbles Wadsworth, diretora do Performing Arts Center da Universidade do Texas, em Austin, vai mostrar a importância do agente cultural no mercado, dando exemplos de como artistas brasileiros podem conseguir espaço no exterior com ajuda deste profissional. Já Michael Blachly, da Flórida, fala sobre o papel dos agentes nos Estados Unidos como uma das principais ferramentas de crescimento do setor cultural. Lynn Fischer, agente artística com grande atuação em várias regiões do país, traz a sua contribuição falando sobre a profissionalização dos agentes artísticos nos Estados Unidos, a possibilidade de cursos de formação de agentes e sobre parcerias com organizações norte-americanas e brasileiras nas áreas das performing arts.
Debates com profissionais atuantes no setor da música, teatro e dança, mapeiam a situação nacional com suas experiências positivas no setor como, a diretora artística da gravadora Biscoito Fino, Olívia Hime, o maestro Amilson Godoy, o presidente-executivo da Trama, André Szajman e a diretora do balé da Cidade de São Paulo, Mônica Mion.
Gestão Cultural no Senac São Paulo
Pela necessidade de criar um pólo de discussões sobre o tema, principalmente em São Paulo, capital que é referência na produção cultural, o Senac tomou a iniciativa de realizar eventos e investir, em curto e longo prazo, na formação de profissionais ligados à gestão cultural. "A área tem crescido a cada ano, emprega milhares de pessoas e esse crescimento demanda profissionalização do setor. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, as atividades ligadas à cultura em geral e às artes, em particular, já representam parcelas expressivas das economias nacionais. De outro lado, a vida profissional dos empregados na área cultural se desenvolve com regras e atribuições claras. No Brasil, o trabalho ainda se organiza a partir do empenho individual", explica a gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo Lucila Mara Sbrana Sciotti.
O Senac São Paulo já mantém cursos livres (curta duração) na área e pretende ampliar seu campo de atuação. Entre os títulos, a instituição oferece cursos sobre como formatar um projeto cultural, curadoria de exposições, direito autoral com ênfase em diversas áreas, montagem de exposição e planejamento estratégico de marketing cultural e social.
Palestrantes
Michael Blachly
Há 30 anos Michael Blachly desenvolve sua carreira na área das Artes. Desde 2000, ele é diretor executivo dePerforming Arts e diretor associado do College of Fine Arts da Universidade da Flórida. Na Universidade da Florida, Michael Blachly é responsável por todos os eventos públicos apresentados na área das performing arts. Michael Blachly completou seu bacharelado em Oratória, Teatro e Psicologia na Universidade de Norther, Colorado e fez seu mestrado em Teoria da Comunicação e Sociologia na Universidade de Washington. Ele é doutor em Psicologia Educacional e Administração Educacional Superior pela Universidade do Tennessee. Foi Diretor de Artes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e Vice Presidente e diretor de vendas na Costa Oeste da Columbia Artists Management (CAMI), maior empresa norte-americana de agenciamento artístico.
Pebbles Wadsworth
Desde janeiro de 1992, Pebbles Wadsworth é diretora do Performing Arts Center da Universidade do Texas, em Austin, onde chegou depois de 20 anos à frente do Performing Arts Center da Universidade da Califórnia em Los Angeles - UCLA. Seu objetivo como administradora na Universidade do Texas é beneficiar estudantes, artistas profissionais e a comunidade em geral, tornando o centro cultural de Austin um espaço mundialmente renomado, assim como fez na UCLA.
Pebbles quer fazer do Performing Arts Center um local onde artistas do mundo todo desenvolvam, ao lado dos estudantes, professores e instituições artísticas de Austin, propostas inovadoras para a dança, teatro e música.
Em Austin, Pebbles administra um orçamento de U$ 7.5 milhões e seis espaços culturais no campus da Universidade, aí incluídos uma sala de concertos de 3.000 lugares e um teatro intimista de 200 lugares.
Wadsworth foi presidente da ISPA - International Society for the Performing Arts Foundantion, de 1989 a 1990, e tem atuado em comitês de diversos festivais e em projetos de desenvolvimento artístico.
Lynn Fisher
Trabalha, desde 1991, como agente na área das performing arts. Em 2004, produziu e agenciou uma tournée de cinco semanas da Delfos Danza Contemporânea, de Mazatlan, México, nos Estados Unidos. Lynn especializou-se em trabalhar com grupos e artistas de diferentes culturas, para os quais agendou e produziu turnês promovidas por diferentes instituições norte-americanas. Ela dirigiu workshops para desenvolvimento profissional junto à Western Arts Alliance e à Arts Northwest and Texas Commission on the Arts. Participou do City of Austin Cultural Contracts Panel e do Conselho da Dance Umbrella, em Austin, Texas. Nos últimos quatro anos, tem trabalhado em estreita colaboração com a Roth Arts, de Seattle, Washington, organizando espetáculos e programas de residência para grupos de teatro e de dança contemporânea em todo o território norte-americano. Lynn Fisher foi atriz e cantora em Chicago, tendo estudado teatro na Universidade de Denver. É pós-graduada em Sociologia e Antropologia pelo Lake Forest College. Sua empresa, a Frontera Arts, sediada em Austin, é especializada em agenciamento e consultoria para organizações internacionais e norte-americanas nas áreas das performing arts e das artes visuais.
Programa
Quinta-feira - 15 de setembro
13h30 Entrega do material e crachá
14h00 Abertura - Senac São Paulo e Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo
14h10 Dinâmica do Seminário - Claudia Toni e Christina Rizzi
14h15 Conferência: A atividade do artista no Brasil: olhando de fora e de dentro
Arthur Nestrovski, São Paulo/Brasil.
Professor da PUC/SP, articulista da Folha de S.Paulo e músico
15h00 Conferência: As relações entre artistas, agentes artísticos e promotores como ferramenta de crescimento do setor cultural: a experiência norte-americana
Michael Blachly, diretor de performing arts da Universidade da Flórida/EUA
15h30 Intervalo
15h45 Depoimentos
Amilson Godoy, maestro
Olívia Hime, diretora artística da Biscoito Fino
Walter Gentil, produtor do Teatro da Vertigem
Nelson Kunze, diretor e editor da revista Concerto
Mônica Mion, diretora do Balé da Cidade de São Paulo
17h00 Debate
Michael Blachly
Lynn Fisher, presidente da Frontera Arts, Texas/EUA
Pebbles Wadsworth, diretora do Performing Arts Center da Universidade do Texas, Austin, Texas/EUA
18h00 Encerramento
Coquetel para apresentação do Programa ArtesAméricas
Sexta-feira - 16 de setembro
14h00 Conferência: A atividade artística nos Estados Unidos e a função do agente-empresário. A profissionalização dos agentes artísticos e as possibilidades de implementação de um curso básico para sua formação.
Lynn Fisher
14h30 Conferência: O agenciamento como potencial criador dos mercados nacional e internacional.
Pebbles Wadsworth
15h00 Intervalo
15h15 Depoimentos
André Szajman, presidente executivo da Trama
Benjamim Taubkin, músico e produtor cultural
Carlos Eduardo Prazeres, diretor executivo da Orquestra Petrobras Sinfônica
Heloisa Fischer, editora do Anuário VivaMúsica!
Maria Rita Stumpf, presidente da Antares
16h30 Debate
Michael Blachly
Lynn Fisher
Pebbles Wadsworth
17h30 Encerramento
Serviço:
Agente Artístico: o profissional necessário
Quando: 15 e 16 de setembro
Horário: vide programação
Local: Senac Lapa Scipião
Endereço: Rua Scipião, 67
Fone: 0800 883 2000
Inscrições: pelo www.sp.senac.br/lapascipião ou pelo fone 3866-2500
1 comentários:
Olá.
Meu nome é João Paulo Costa eu faço parte do grupo empresarial "Cult Informe", estamos procurando jovens que busquem experiências e aprendizagem na área de informação e cultura. Não consigo entrar em contato pelo telefone. Mas caso seja necessário, meu e-mail está disponível para currículos: joaopaulo_1987@hotmail.com .
Boa Sorte!
Postar um comentário