sábado, 26 de fevereiro de 2011

O curso de ensino médio técnico integrado em gestão cultural tem a honra de receber para a aula inaugural do ano de 2011: Luiz Armando Capra Filho.

Licenciado em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e pós-graduado em História Contemporânea pelo Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Possui MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa o mestrado em Processos em Manifestações Culturaisda FEEVALE.

Tem atuação diversificada nas áreas de cultura, pesquisa e patrimônio histórico. Entre 2001 e 2002, atuou como historiador no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Fez parte da equipe do projeto Memória Viva Iberê Camargo, da Fundação Iberê Camargo.

Atuou como coordenador editorial dos livrosIntérpretes do Brasil: seminário e exposição(2005),Brasil TransVerso: artes e cultura em debate(2005),Cultura Alemã – 180 anos(2004),Cultura Italiana – 130 Anos (2005) e também da sérieHistórias de Porto Alegre,Jockey Club(volume 1) eChalé da Praça XV(volume 2). Colaborou na produção e curadoria das exposiçõesErico Veríssimo – Retratos da vida inteira(MARGS, 2005),Sergio Buarque de Holanda – Intérprete do Brasil(CCMQ, 2004) eSimões Lopes Neto(Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, 2004).

Até 2006, foi produtor e sócioda empresa Telos Empreendimentos Culturais, na qual gerenciou dezenas de projetos, atividade que o qualificou no desenvolvimento e operacionalidade na área, além de suas leis de fomento, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC/RS) e a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Assumiu, em 2007, a direção da Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2009, integrou o programa Courants du Monde, onde participou na cidade de Grenoble, na França, do Observatoire des Politiques Culturelles. Entre 2007 e 2010, foi diretor do Museu Julio de Castilhos e, de 2008 a 2010, da Casa de Cultura Mario Quintana. Em dezembro de 2010 foi nobilitado com a Ordem do Mérito do Serviço Público no Grau Grande Mérito.

Atualmente, é professor da pós-graduação em Gestão Cultural do Senac.

Estão convidados a comparecer todos os alunos do curso de gestão cultural e dos demais cursos, pais, servidores (docentes e técnico-administrativos) e comunidade em geral.

Data: Quinta-feira, 03 de março de 2011.
Horário: 18 horas e 30 min.
Local: Auditório Pedro Kaizer, campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Banner elaborado por: Erick Storck, 4º ano do curso técnico integrado em gestão cultural.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Descrição:
A Economia da Cultura é um ramo nascente da ciência econômica que vem se expandindo e ocupando cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas. Uma melhor compreensão tanto das inter-relações entre economia e cultura como das possibilidades de ação nessa nova área será o escopo dessa exposição.

Data: 16/03/2011
Horário: 19h
Duração: 2 horas
Local: Auditório da Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Country

Evento Gratuito
Informações: (51) 3276 1395

Leandro Valiati é Economista (UFRGS), Mestre em Planejamento Urbano com ênfase em aplicações da Economia da Cultura no contexto urbano (PROPUR-UFRGS), Doutorando em Economia do Desenvolvimento (PPGE-UFRGS), professor e coordenador executivo da Especialização em Economia da Cultura (PPGE-UFRGS), especialista em construção de indicadores de avaliação sócio-econômica de projetos e programas culturais e sociais, organizador e autor do livro Economia da Cultura: Bem-Estar Econômico e Evolução Cultural, editora da UFRGS. Consultor Unesco no Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura para o Ministério da Cultura no Brasil. Sócio da Casa Ethos - consultoria e formação em Economia, Cultura e Sociedade. possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia pela University of Illinois at Urbana Champaign (1993), doutorado em Economia pela University of Illinois at Urbana Champaign (1996) e pos-doutorado pela University of Illinois at Urbana Champaign (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e colaborador do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Capital Publico, Crescimento, Infraestrutura e Economia da Cultura.
 

Copyright 2010 Portfólio Cultural by Guilherme Quadros da Silva.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.