sexta-feira, 20 de agosto de 2010

No Blog Acesso encontrei essa entrevista da Gerente de patrocínios da Petrobras, Eliane Costa.
Acesso – O patrocínio cultural é cada vez mais considerado fundamental para o desenvolvimento dos setores público e privado. Como a política de patrocínio deve ser tratada, sob o ponto de vista estratégico?
Eliane Costa – O patrocínio, antes de qualquer coisa, é uma ferramenta de comunicação. Assim, do ponto de vista empresarial, ele deve estar alinhado ao mercado, à relação que o público tem com a marca. Se uma empresa tem como foco a rentabilidade, sua área de patrocínio deve estar voltada a esse objetivo. Por outro lado, uma empresa, que como a Petrobras, tem o compromisso de ser socialmente responsável e de trabalhar para o desenvolvimento da região em que está localizada, sua ação deve levar em conta outros parâmetros.

Acesso – E quais são as diretrizes que norteiam a política de patrocínio da Petrobras?
E.C. – Dificilmente, a Petrobras irá financiar um grande show ou a vinda de um cantor internacional ao Brasil. Buscamos parcerias em projetos de formação e difusão cultural, porque nosso patrocínio deseja trazer ao País retornos na área da responsabilidade social e do desenvolvimento. Para alcançar essa concretização, o programa de patrocínio da Petrobras está alinhado às políticas públicas do Ministério da Cultura, empenhadas em promover a diversidade e o acesso.

Acesso – O que muda para uma empresa que adota uma política de investimento social ou cultura?
E.C. – A empresa agrega valor a sua marca pelo ganho de reputação e não pela simples exibição. As pessoas passam a associar uma marca que busca mais do que rentabilidade a atributos positivos. Hoje, pensar em responsabilidade social, ambiental ou cultural deve fazer parte do planejamento estratégico.

Acesso – A política de patrocínio da Petrobras é considerada a mais importante do País, servindo de exemplo para outras empresas que desejam adotar o sistema. Na sua opinião, ao que se deve esse sucesso?
E.C. – A Petrobras já está na área de patrocínio desde a década de 1980. Acredito que sua atual posição se deva à maturidade adquirida aos longo desses 30 anos. Antes, não tínhamos sequer uma estratégia de patrocínio definida. Agora, nos aproximamos das políticas públicas e desenvolvemos quatro modalidades de patrocínio. Enfim, nos articulamos de forma mais estratégica.

Acesso – Como funcionam essas quatro modalidades de patrocínio?
E.C. – As quatro modalidades são: Seleção Pública, Continuidade, Oportunidade e Ação Petrobras-Ministério. A Seleção Pública está voltada à democratização do acesso à cultura e à valorização da diversidade étnica e regional. Buscamos projetos que não seriam realizados se não fosse o edital.
A Continuidade está mais relacionada à marca. Selecionamos ações culturais que têm atributos que desejamos ver associados à marca, como a Orquestra Petrobras Sinfônica, o Grupo Corpo e o Festival de Gramado. Esses projetos podem até chegar à Petrobras via seleção pública mas, quando renovados, obedecem a outro regime.
A Oportunidade é a área que seleciona projetos ao longo do ano, dependendo da situação financeira da empresa e da necessidade de fixação da marca em determinada região. Assim, selecionamos internamente, ao longo do ano, projetos que chegam à Petrobras e atendem a essa demanda.
Por fim, temos a Ação Patrobras-Ministério, que são projetos demandados pelo próprio ministro da cultura para a intensificação de algumas áreas das políticas públicas.

Acesso – Voltando à seleção pública, você acha que os editais contribuem para a democratização do acesso ao patrocínio?
E.C. – Sem dúvida. É na seleção pública que escolhemos projetos exclusivamente por seu merecimento, por sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Acesso – Com relação ao processo de seleção pública da Petrobras, novas áreas e elementos são introduzidos ou redefinidos a cada edição? Como acontece esse processo?
E.C. – Há dois anos, não fazemos modificações. As duas últimas foram a inclusão das áreas de circo, em artes cênicas, e de cultura digital. Essas modificações acontecem quando precebemos que há uma lacuna na sociedade, que existe uma área cultural que necessita de maior visibilidade. Porém, precisamos considerar uma série de questões antes de introduzir um elemento novo: é preciso que as áreas estejam mais amadurecidas, que as pessoas se habituem a elas e que o número de projetos inscritos seja considerável. As modificações acontecem de forma estratégica, sempre que julgamos pertinentes.

Acesso – Pensando em resultados, é possível mensurar o retorno do patrocínio? Quais as métricas utilizadas pela Petrobras?
E.C. – Essa é uma questão que permeia, inclusive, a área acadêmica. Por exemplo, a Petrobrás, não possui um recall. Não é possível saber se a visão da marca em determinada região melhorou por conta do patrocínio, de publicações, ou de algum outro fato. Então, é difícil mensurar o quanto o patrocínio contribuiu para um efetivo ganho da empresa. Hoje, a ferramenta que usamos aqui é o Metricom. Ela traça um comparativo entre a expectativa do gestor cultural antes da realização do projeto e os resultados após sua conclusão. Porém, iniciamos o uso da ferramenta agora e só poderemos avaliar sua validade daqui a alguns anos.
No Acesso - O Blog da democratização da cultura, além de várias outras entrevistas interessantes, vocês encontram vários artigos sobre acesso a cultura, cadeia de profissionalização da cultura, arte eletrônica e cibercultura, entre outros.
Abraço.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O link abaixo refere-se à reunião que se realizou hoje (19/08/2010) em São Paulo, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), com Gestores Culturais de importantes instituições paulistas e representantes do Ministério da Cultura, que debateram sobre ações e discutiram os novos rumos da gestão cultural brasileira.
http://www.cultura.gov.br/site/2010/08/19/lda-novos-rumos/

O outro link abaixo refere-se à Consulta Pública Para Modernização Da Lei De Direito Autoral. Estão agendados três eventos para aperfeiçoar a proposta e debater o assunto, em Brasília: (19/08 Seminário Palmares, também no dia 19/08 Tenda Jovem- Roda de Conversa: Cultura e Direito Autoral e no dia 20/08 Reunião Associação Nacional Dos Editores de Revistas).
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/

O último link é do texto GESTÃO CULTURAL- PROFISSÃO EM FORMAÇÃO da autora Maria Helena Cunha, sugerido por Jenni em um comentário que fez em uma postagem anterior.
http://www.gestaocultural.org/gc/es/pdf/BGC_AsocGC_MHCunha.pdf

Abraço!
Bom dia.

Entre os dias 23 e 25 de agosto, na Unisinos, ocorrerá um seminário
sobre Direito Autoral, entitulado: "Direito, Arte e Tecnologia: Rumos do Direito Autoral na Sociedade da Informação".
A proposta deste é proporcionar uma visão crítica sobre o tema, discutir a legislação vigente, além de repensar o impacto da internet e das novas tecnologias nesta área do Direito.

O valor para a comunidade externa é de R$40,00.
Carga horária: 27 h.
Há fornecimento de certificado.

A programação do evento e mais informações estão
no site da Unisinos:
http://www.unisinos.br/eventos/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=116&modulo=verCurso&class_nbr=5774&strm=0585&tipo=NAO&aba=1

Abraço!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vim aqui divulgar o blog donosso colega Geisson!!

Link: http://butiquimdasartes.blogspot.com/

Abraço.

sábado, 14 de agosto de 2010

http://www.gestioncultural.org/gc/

Acessem, créditos ao Gustavo Rosa - Turma 3L.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Boa noite,

De 24 a 27 de Agosto, ocorrerá em Porto Alegre, o Colóquio Internacional de Arte Contemporânea e Museus. No evento serão realizadas conferências e mesas com foco nos acervos de arte contemporânea, cooperação entre museus e os profissionais da área, incluindo os gestores culturais, além de questões sobre patrimônio artístico.

A programação completa pode ser acessada através do site do Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM): http://www1.museus.gov.br/

A participação é gratuita, sendo apenas preciso preencher uma ficha indicada no site.

terça-feira, 10 de agosto de 2010


Olá pessoas, na Casa de Cultura Mário Quintana vai acontecer, até setembro, a sétima edição da mostra ARTE + ARTE- ensaios contemporâneos. “Não estabelece uma preferência estética, mas sinaliza que o olhar deve reconhecer a experiência atual da arte e enriquecer uma reflexão sobre ela”, ressalta Vera Pellin, presidente da Chico Lisboa. A imagem localizada no início da postagem faz parte das criações artísticas do ensaio.

Período: de 13 de agosto a 26 de setembro

Horário: terças a sextas das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h

Local: Galeria Xico Stockinger - 6º andar

ENTRADA FRANCA.

sábado, 7 de agosto de 2010

Boa noite,

Vim divulgar uma oficina oferecida pelo Senac EAD, virtual e gratuita, chamada Cultura e Gestão, com Luiz Armando Capra filho. A atividade ocorre de 16 a 19 de agosto. Só é preciso fazer a inscrição para participar.

Todos os detalhes estão no site:
http://www.senacead.com.br/oficina_agosto/

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

 

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